Blog do SEOTools : novidades e alterações da ferramenta SEO - webmasters Portugal

Relógio SEO - medir o tempo gasto em todas as actividades SEO - (nova funcionalidade do SeoTools)

Contexto SEO

Tu és um webmaster que fazes consultadoria SEO, para várias empresas e sites. Pode acontecer que fazes SEO para vários sites da mesma empresa.

Vídeo de como funciona a contagem de Tempo no SEOTools.

 

Tempo é o que vendes

Quando estipulas um preço SEO para os teus clientes, está subjacente um tempo médio que vais gastar, mesmo que a consultadoria SEO inclua na equação objectivos  a atingir.

Questão ?

Ao  fim do mês sabes quanto tempo gastaste com cada empresa e cada cliente ?

Quando vais orçamentar uma consultadoria SEO tens alguma ideia do tempo que vais gastar, de acordo com as actividades SEO que vais desenvolver, do tipo de empresa/site ?

Resposta

O mais certo é que respondas não.  

Mas cuidado.

O mercado SEO em Portugal, tal como o resto da internet , tende a ficar mais maduro, mais "normal" e mais competitivo.

Neste contexto, é importante, saber ao fim do mês, qual o tempo gasto em SEO  por site/cliente. 

Todas as empresas, e as empresas SEO não são excepção, têm que optimizar+agilizar os processos internos. Pela experiência da 360 Graus na utilização do relógio,  a contagem do tempo é uma funcionalidade muito interessante.

Solução

O SEOTools, passou a integrar um relógio web, que permite a todos os utilizadores envolvidos da Optimização de Sites, contar o tempo gasto por site/empresa e por tarefa.

No fim do mês, é possível saber com precisão, qual o tempo gasto em cada site/empresa e descriminado por tarefas SEO:

  • Conteúdo
  • Arquitectura interna
  • In page optimization
  • Link Building
  • Análise
  • Estratégia
  • etc

Disciplina

A contagem do tempo gasto em actividades, obriga a que o utilizador, tenha alguma disciplina e rigor.

Caso contrário, a contagem do tempo, não reflecte a realidade.

A constante alterações de tarefas e chamadas de atenção, tendem a diminuir em muito a eficácia e a eficiência do SEO.  Em termos psicológicos, a utilização da contagem dos tempos "obriga" a tarefas mais longas, e por isso mais produtivas.

Contagem do tempo em actividades não SEO

Mas a contagem do tempo, não se limita a actividades SEO.

No SEOTools podemos criar as tarefas que quisermos.

Na 360 Graus, utilizamos a contagem dos tempos, para contabilizar o tempo gasto  em todas as fases de criação de um site.

Links permanente deste post

Alexandre Machado | Data: 28 Novembro 2010

SEOTools, a ferramenta portuguesa de SEO ganha vida.

Depois de muitas tentativas menos conseguidas em criar uma ferramenta SEO, de apoio à optimização de sites, temos o prazer de apresentar o SEOTools, a ferramenta SEO para todos os webmasters de Portugal, 100% interface web.

Na realidade não existim muitas ferramentas SEO para o mercado em língua portuguesa, e porque a actividade SEO é cada vez mais exigente, lançamo-nos nesta aventura.

O que é o SEOTools ?

Ferramenta de ajuda à optimização de sites nos motores de busca - SEO, que permite gravar todas a alterações efectuadas nos sites e medir a performance resultante dessas mesmas alterações.

Quem faz SEO, tem que experimentar/testar alterações e perceber qual o seu impacto: causa +  efeito = saber + sensibilidade

Mas porquê criar mais uma ferramenta SEO ?

Quase todas as ferramentas SEO, o que fazem é apenas medir a performance das páginas de internet, face os motores de busca, e apenas para palavras chave em inglês. Quase nenhuma, ajuda a gerir de forma integrada e sistemática, a quantidade colossal de informação que um webmaster tem que lidar, em todas as actividades relacionadas com o SEO.

O SEOTools, tem a vantagem de integrar o Google Analytics, e um diário de alterações efectuadas no site. Desta forma, passamos de uma optimização SEO técnica, para uma semântica.

Qual o público alvo do SEOTools ?

Ferramenta SEO para webmaster, que façam da optimização de sites o seu trabalho quotidiano.

Como nota, a optimização de um site, é uma tarefa a tempo inteiro. Não há truques SEO que valham para mercado web competitivos, isto é, para palavras chave competitivas.

Qual a importância SEO ?

Hoje o web marketing, passa muito pelas visibilidade dos sites face aos  motores de busca (em Portugal estamos a falar  Google)

Com a competição a aumentar a olhos vistos - basta ver o  investimento crescente das empresas portuguesas nas campanhas PPC ( Google Adwords) - a visibilidade nas  pesquisas orgânicas, são um activo importante das empresas.

Assim sendo, a 360 Graus, assume a SEOTools, como uma ferramenta estratégica do seu plano de negócios, e como tal, terá um desenvolvimento contínuo, em que o feedback dos utilizadores, é uma peça chave no sucesso.

Suporte & Ajuda

Qualquer assunto, utilize a página de suporte.

Se preferir pode inscrever-se na nossa newsletter (sem SPAM)

Alguns écrans da Ferramenta SEOTools

Ferramenta SEO
Dasboard principal do SEOTools : uma visão geral da performance do site.

 

Ferramenta SEO

Performance da Página : permite ver ao longo do tempo a performance de uma determinada página do (nosso site ou não), com ligação directa ao Google Analytics.

 

Dos écrans convém salientar alguns pontos, que me parecem importante para quem optimiza sites:

  • Medir a performance, não só em termos de evolução (posição)  no Google, no SERP (Search engine results page), para as palavras monitorizadas, bem como a consequência real da optimização, via Google Analytics.
  • Quando se analisa a performance de uma página de um site, é importante ter presente as alterações efectuadas ao longo do tempo. O SEOTools, semanalmente guarda o html de todas as páginas indexadas.
    Paralelamente o SEOTools tem um diário  de alterações (introdução manual) : o diário da página.
    Em SEO é fundamental perceber a causa efeito das optimizações/alterações. O SEO é uma disciplina, onde a experimentação é crucial, e a controlabilidade da informação/ruído crítica para o sucesso

 

Links permanente deste post

Alexandre Machado | Data: 18 Setembro 2010